NOSSA HISTÓRIA

O Centro Comunitário Jardim Santa Lúcia é uma Associação Civil fundada em 20 de outubro de 1985, com caráter beneficente e de Assistência Social, sem fins econômicos, cuja missão é promover a defesa dos direitos e o exercício da cidadania.

A organização é resultado de núcleo implantado no bairro, no âmbito do Plano de Integração do Menor na Comunidade (Plimec), desenvolvido pelo governo estadual desde a década de 1970.

Um projeto-piloto havia sido implantado no bairro Mangabeira, em Recife (PE), pela Funabem. O Plimec visava ações educativas nos próprios bairros, além de ações com as famílias, objetivando prevenir o trabalho informal de crianças e adolescentes já indicando, portanto, a preocupação com o trabalho infantil. Em Campinas o contingente inicial de 960 jovens era o universo visado pelo Plimec.

demo demo demo demo

 A Fundação FEAC foi contratada para administrar o projeto, sendo desta forma a gestora dos recursos encaminhados pelo governo estadual. O Plimec era desenvolvido em três níveis: Programa de Educação Complementar para Menores (Precom), Programa de Educação Complementar para Pais (Precop) e Programa de Atuação Indireta (PRAI). Inicialmente foram atendidos 400 crianças e adolescentes, com envolvimento de 30 pais.Os núcleos eram coordenados por voluntárias.

A partir de 1977, o Plimec iniciou sua atuação no Jardim Santa Lúcia. O Plimec foi desestruturado no início da década de 1980 pelo Estado, no governo de Paulo Maluf, e o núcleo do Jardim Santa Lúcia passou a ser mantido integralmente pela FEAC. Foi sob este respaldo que houve a transição para a institucionalização do Centro Comunitário, em outubro de 1985 (MARTINS, 2014).

 

Avenida Carlos Lacerda, 503 - Jardim Sta. Lúcia - 13060-570 - Campinas - SP  Telefone: (19) 3223-3080 

© 2017 Lexxa Internet